30 January 2008

Bodas de Casamento



Na antiga Judéia tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, cuja carne era muito mais macia. Matar a fêmea do bode, a “boda”, era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome “boda” passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.
A origem etimológica da palavra boda provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz “minha boda” estamos dizendo “minha promessa”. A própria definição da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene. Segundo os dicionários:
Casamento: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.
Para cada ano existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Embora ocorram variações, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:


1º - Bodas de Papelão

2º - Bodas de Algodão

3º - Bodas de Couro ou Trigo

4º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera

5º - Bodas de Madeira ou Ferro

6º - Bodas de Açúcar ou Perfume

7º - Bodas de Latão ou Lã

8º - Bodas de Barro ou Papoula

9º - Bodas de Cerâmica ou Vime

10º - Bodas de Estanho ou Zinco

11º - Bodas de Aço

12º - Bodas de Seda ou Ônix

13º - Bodas de Linho ou Renda

14º - Bodas de Marfim

15º - Bodas de Cristal


Vou parar por aqui, pois hoje completamos 15 anos de casados ou seja BODAS DE CRISTAL.
É claro que o Dé lembrou-se disso antes de mim...rsrsrs, já estava em contagem regressiva!
Por essas dentre tantas outras lembranças ele é minha "Metade"...
Para lembrar a ocasião meu LO preferido:



E vocês?

Que Bodas estarão comemorando nesse ano???

14 comments:

Scrapterapia said...

Amiga, dia 27/1 fiz 2 anos de casada......bodas de algodão....
Bjks.
Bete

Lu Oliveira said...

Ainda não casei... mas, pelo tempo estamos juntos estaremos comemorando em outubro bodas de latão ou lã...

bjks

Maria Angela said...

Eu farei bodas de algodão dia 29 de Março!!!!
bjokas

Maria Angela said...

kkk, Março não Abril!!! Vixi tô ficando caduca mesmo!!!! rs...
bjussss

Carol Assad said...

Nossa, passa tão rápido, não é mesmo? Eu esse ano completo 10 anos1 Adorei saber que é bodas de estanho ou zinco!!! Tá começando a valer a pena! rss Só não vale ganhar um tubo de redoxon zinco!
Bjs mil,
Carol

Cris Lopes said...

hahahahaha
Completo 16 anos de casada. Qual é o símbolo, então??? Não faço a menor idéia!!!
Sei que sou relapsa, viu? Fazia um século que não passava aqui. Mas hj estou passando, para mandar um super beijo!
Bjs querida...

Cacau Waller said...

Amiga querida, só agora vi seu blog!!!! Estou adorando e descobri que vou fazer bodas de açúcar!!!!!!
Já estou te adicionando no meu blog. Dá uma passadinha por lá.
Bj e saudades

Marcela Radünz said...

Oi eunides !
Não sei como nunca vi teu blog ! Adorei tua página ! Ficou linda !
Vou te linkar lá no meu blog tá ? Depois ta uma passada lá !
beijos

LilianPacheco said...

16 Bodas de Turmalina
segundo o wikipedia, rs rs

ai ai o tempo passa, o tempo voa ...
rs rs
Felicidades pra vcs , pra mim e para todas nós !
bjs
Lilian

Lila Moura said...

Oi amiga!!!! Faz tempo que nao visito seu blog! Parabéns pelas bodas! bjs e saudades.

Ilca Viviane criando arte said...

Eu fiz ano passado bodas de prata, 25 anos de casamento, ih! acho que sou a mais velha aqui...
Um beijo gde pra vc amiga.
Ilca

anokas said...

haha,sou solteira, vim vesitar o teu blog e gostei muito dos teus trabalhos. ha e parabens pelo teu aniversario de casamento!bjo. Ana

Marcela Radünz said...

Obrigada Eunides !!
bjs

MissBFashion said...

Como não sou casada, ainda não faço essa conta.
Mas, foi bom saber desta história.
Sara.

Slide:

About this blog

  © Blog Design by Simply Fabulous Blogger Templates

Back to TOP