06 May 2009

Uma looonga parada


Oi queridas
Quanto tempo longe de todas vcs...
Bem...eu estou proibida de aparecer por aqui, mas como muitas tem me perguntado pelo que está acontecendo, vim aqui, mas vou digitar só um pouquinho viu?!...rsrs
Desde o final do ano passado eu já sentia dores num dedo da mão esquerda. Depois de passar por vários médicos veio o diagnóstico: TENOSSINOVITE, uma das doenças causadas pela L.E.R.
As dores foram se estendendo e de um dedo agora são duas mãos e joelho...aff...


Para quem ainda não ouviu falar a respeito:

"O que é LER?

LER é a designação inicialmente utilizada para lesões decorrentes de esforços repetitivos. Atualmente essas lesões passaram a ser chamadas de DORT, ou seja, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Quais são essas lesões?

São as tenossinovites (inflamação da bainha dos tendões), as tendinites (inflamação dos tendões), epicondilites (inflamação do epicôndilo, proeminência óssea localizada na face lateral da extremidade distal do úmero), síndromes compressivas e outras enfermidades associadas ao uso repetitivo de segmentos do corpo, principalmente membros superiores, onde ocorrem com maior freqüência esses tipos de lesão.

Como são tratadas essas lesões?

O repouso do segmento afetado é fundamental. Portanto, o afastamento do trabalho, onde geralmente se encontra o fator causal, é necessário. A utilização de analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia compõem a primeira abordagem terapêutica. Há casos que necessitam de imobilização. Os casos crônicos podem exigir tratamento cirúrgico. A troca de função, o afastamento prolongado ou até definitivo de determinadas atividades pode ser preciso.

Como se prevenir da DORT?

Evitar atividade repetitiva e prolongada (datilografar ou digitar horas seguidas, sem interrupção).Melhorar as condições ergonômicas do trabalho (cadeiras e mesas adequadas, apoiadores de antebraços para digitadores etc).Descanso intercalado durante a jornada de trabalho, destinando 10 minutos em cada hora para exercícios de alongamento e relaxamento. "



Meninas, só de digitar isso minha mão já dói e muuuito!
Já estou -desculpem o termo mas,- "de saco cheio" de tantas sessões de fisioterapia; e praticamente querendo obrigar o médico a realizar a cirurgia.
Portanto, previnam-se!

Dói, é chato, incomoda, e o pior nos impossibilita de fazer os nossos adorados LOs.
Querem saber o mais chato ainda: algumas pessoas olham com cara assim...de que estamos fingindo uma doença, pois como nada do DER é aparente, não dá para ver o quanto é sério, e tem até comentários do tipo: "queria ter LER também..."
Bem....eu só queria poder usar minhas mãos...voltar ao scrap, aos sites e blogs, mas por enquanto vou seguindo a recomendação médica e sofrendo de saudades!

Beijos com muitas saudades de todas vcs!

17 comments:

Dani said...

Que coisa chata. Melhoras, viu?
Beijocas,
Danica

Marcia said...

Eu sei do que vc esta falando. E serio e precisa ser cuidado.
Te cuida, e segue direitinho as recomendacoes medicas.

Ilca Viviane criando arte said...

Oi amiga, eu bem sei o que vc sente, pois também tenho uma inflamação nas mãos. Já operei uma e a outra, que é a direita, eu tenho medo de mexer.A minha inflação é no túnel dom carpo e dói pra burro, eu tenho sempre que esta deixando de fazer varias coisas, pra minha mão não doer e eu poder fazer as coisas que eu gosto.
Sinto saudades de vc e agora qdo abrir o blog e vi seu recadinho, fiquei super feliz.
Te desejo que vc melhore e volte a fazer páginas lindas.
Um beijo grande e fica com Deus.

Lany said...

Eunides, muita calma nessa hora, a fisioterapia é um saco mas resolve a maioria dos casos e não pense que se vc operar não vai fazer fisioterapia depois porque vai.
eu imagino a dor que vc está passando tenha fé e persistência que vc vai ficar boa, estamos todas com saudades mas queremos ver vc bem :o)
bjs

Hellen said...

Eunides, sei bem como é isso, pq tb tenho problemas na mão direita que às vezes me obrigam a parar com tudo. Desejo paciência (muita) para que vc se recupere. Saudades, viu? bjus,

Selma said...

Eunides querida, descanse o qt vc puder p/ se recuperar bem e voltar ao nosso tão amado scrap.
Vou torcer p/ que isso aconteça o qt antes.
Bjs e saudades!

Dany Bion said...

Saudades saudades de vc!!!! Tomara que vc se recupere logo, estou órfã do msn!!!! rsrsrs

bjsbjsbjs

paula kesselring said...

Muito ruim isso , né ?!
Mas vc vai melhor rápido ! Faça td direitinho !
Saudades !
Bjs,
Paula

Dee Bravo said...

Nossa Eunides, que peninha de você!
Melhoras heim?!
já estamos mortas de saudade!!
beijos

Sandra Pacheco said...

Oi Eunides, quanto tempo!!!
Espero que esteja avançando no tratamento! Não desista, seja persistente que irá melhorar. Tenha certeza que estamos torcendo por você!!

Bjs

Sandrinha.

Celly said...

Ai que chato Eunides ! Melhoras para vc, nem imagino o que faria se acontecesse isso comigo...faço votos que se recupere em breve e que volte com força total ! Beijo grande e se cuide !!

Fer Freitas said...

que chato eunides, eu ando com dores nas maos tb, mas ainda nao descobri com os medicos, cada um fala uma coisa...beijos e melhoras!

patricia dias said...

Oi amiga,

Adorei sua visitinha. Espero que vc possa voltar em breve e com tudo!!!! STorço pela sua recuperação.


bjo,

paula kesselring said...

Vc já está melhor ??? Estou com saudades dos posts !

Cacau Design said...

Oi amiga, obrigada pela visitinha la no blog, estava com saudades e fico feliz de ve-la novamente por aqui.
Desejo melhoras pra vc.
Vou acompanhar sempre seu blog.
Bjs

Esther said...

Oi Eunides

Nossa, estava sentindo sua falta mas não sabia que a parada era por um motivo tão sério.

Espero que já esteja recuperada, mande notícias.

Saudades

Adliz Jamile said...

Ai amiga, que bom que voltou!!! Estava com muitas saudades, viu!!!!
Espero que vc esteja 100% agora... pelo menos de força de vontade, rsrsrs!!!!
Beijocas, Adliz!

Slide:

About this blog

  © Blog Design by Simply Fabulous Blogger Templates

Back to TOP